quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Você sabe o que é Plano de Ensino?

Plano de ensino é um documento elaborado pelos departamentos da sua faculdade para cada disciplina que você cursa. Nele, estão discriminados:
  • ementa: é um resumo curto sobre o motivo da existência da disciplina. Ela não pode ser alterada.
  • conteúdo programático: é mais longo e dividido em tópicos. Nele, devem estar expostos todos os assuntos abordados pela disciplina.
  • objetivos: deve detalhar as capacidades apreendidas pelo aluno após o término da discplina.
  • bibliografia: livros e textos de apoio que deverão ser utilizados.
  • método de avaliação: deve informar quais serão os critérios do professor para avaliar se os alunos apreenderam o conteúdo.
É muito importante exigir esse documento de seus professores logo na primeira aula do semestre. Com o plano de ensino, você pode evitar que professores alterem o conteúdo da matéria ou passem conteúdos que não foram planejados. O conteúdo programático é um direito seu! Exija!

Um comentário:

Luiz Augusto Rocha disse...

Não só o conteúdo, como também, exigir constantemente informações sobre o andamento das disciplinas, dos cursos, da faculdade, do câmpus e da Universidade como um todo. É imprescindível também o preenchimento das representações discentes para que essas informações possam chegar aos alunos sem termos a impressão de que nossos professores estão fazendo um favor em nos comunicar (quando lhes é do interesse) as ações tomadas na administração da universidade.

Ass. Goiaba.