quarta-feira, 18 de julho de 2007

É hora de regularizar!

Na última reunião do Conselho das Entidades Estudantis da Unesp de Bauru (CEEUB), realizada na segunda-feira, dia 16 de julho, foi discutido um tema muito importante, a regularização dos centros e diretórios acadêmicos.

Atualmente existem cinco centros acadêmicos ativos:
-Cacoff (Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes)
-Cama (Centro Acadêmico de Matemática)
-Cafca (Centro Acadêmico Flávio Carvalho - Arquitetura)
-Capsi (Centro Acadêmico de Psicologia)
-Capf (Centro Acadêmico Paulo Freire - Pedagogia)

Também existem três os diretórios acadêmicos:
-Dafae (Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia)
-Dacel (Diretório Acadêmico César Lattes - FC)
-Dadica (Diretório Acadêmico Di Cavalcanti - FAAC)

Das oito entidades estudantis, apenas duas estão regularizadas, possuem CNPJ, e têm possibilidades de adquirirem mais recursos da universidade.

Solução

Foi proposto pelo Alexandre, do Dafae, a seguinte idéia: disponibilizar o contador que presta serviços ao Dafae para todas as entidades que precisam ser regularizadas. Desse modo, seria organizada uma reunião para que os estudantes conversem com o contador e corram atrás de toda a papelada necessária para colocar as entidades em ordem.
Pede-se que três voluntários de cada entidade entrem em contato com o Ceeub pelo e-mail ceeub@yahoogrupos.com.br ou nas reuniões que ocorrem toda segunda-feira, no prédio dos centros e diretórios acadêmicos.
A greve nos ensinou que não conseguiremos nada sem organização.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

As promessas de Macari

Mesmo com atraso, o reitor da Unesp Marcos Macari chegou a tempo de participar da Congregação das três faculdades do campus de Bauru, ontem, dia 12 de julho. As portas foram abertas a todos os estudantes que quiseram participar. Após quatro horas de reunião, o reitor prometeu três "presentes" que serão dados ainda este ano para o nosso campus. São eles:

-laboratório de engenharia mecânica para a FEB;

-laboratório de madeira para a FAAC;

-bloco de salas de aula para a FC.

Os professores da FC presentes na Congragação protestaram com relação ao "presente" que receberam. Disseram que o bloco de salas de aula será usado pelas três faculdades do campus e que eles precisariam com urgência do laboratório de Biologia. Para eles, o reitor disse: "agüenta aí, talvez venha mais verba extra e todos os problemas serão resolvidos". Docentes de diversos departamentos reclamaram da falta de verba para a contratação de professores.

Moradia Estudantil

Com relação à contrução dos prédios da moradia estudantil, Macari disse que há "90% de chances, para não falar 100%" das obras serem iniciadas ainda em 2007. Segundo o reitor, o senador Eduardo Suplicy irá encaminhar uma emenda parlamentar para a liberação de verba do MEC para a construção em Bauru. Caso a promessa do reitor seja realmente verdadeira, dois prédios serão feitos, com a capacidade de alojarem 32 pessoas cada.

Outros pontos

Macari reclamou da pouca verba que tem para gerir a Unesp, mas disse que "a maré está favorável" devido ao crescimento econômico do país e à possibilidade de conseguir verba extra. Falou sobre a falta de representação estudantil no Conselho Universitário (o novo DCE da Unesp será eleito em agosto), mostrou-se contrário à greve estudantil, e disse que a Universidade não precisa ser crítica, e sim atender às demandas, ou seja, ele quer um ensino técnico profissionalizante. Disse que engenheiros e médicos não precisam fazer uma faculdade e sim um curso técnico. Além disso, Macari alegou que uma solução para a falta de verba da Unesp seria fechar cursos, mas que ele não teria coragem para fazer isso. Na hora de expandir se esqueceram dos custos, agora pensam em fechar cursos.

Cartaz feito para visita do reitor

terça-feira, 10 de julho de 2007

Importante

A reunião da Congregação das três faculdades com o reitor vai acontecer nesta quinta-feira e foi transferida para as 14h30, na sala 1.
É importante que os estudantes estejam presentes para conseguirmos negociar nossa entrada na reunião.
Os estudantes vão se encontrar em frente à biblioteca às 13h30, para organizar a nossa participação.

Mais informações serão postadas amanhã.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Grupo de discussão sobre a visita do reitor a Bauru

Foram definidos o local e o formato da reunião estudantil que ocorre na terça-feira, 10 de julho, para discutir os atos a serem realizados na quinta-feira, dia 12, data da "visita" do reitor Marcos Macari ao campus de Bauru.

Foi escolhido o formato grupo de discussão por ser mais informal e por poder contar com mais pessoas. O GD será realizado em frente à biblioteca, às 18h.

Compareça e leve sugestões!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Mais informações sobre a vinda do reitor a Bauru

A reunião das congregações das três faculdades da Unesp Bauru na qual o "magnífico" reitor Marcos Macari irá participar será realizada na sala 1, às 9h, no dia 12 de julho, quinta-feira.

Não há um assunto especial do qual o reitor irá tratar. Segundo o comunicado oficial enviado aos representates discentes da congregação, ele discutirá "assuntos diversos relacionados à Universidade".

O movimento estudantil se aproveitará disso para indicar a necessidade da contrução da moradia estudantil, do restaurante universitário, do laboratório de biologia, entre outras bandeiras históricas do campus de Bauru.

Estudantes

Os alunos do campus de Bauru articulam uma reunião para às 18h da terça-feira, dia 10 de julho, em que serão discutidos os modos de cobrança ao reitor. Não está definido o local e o formato (se será um grupo de discussão ou uma reunião do CEEUB).

Ainda não se sabe se a congregação será aberta aos estudantes. Mesmo que não seja, a presença de todos será muito importante para pressionar o reitor. Repassem essa notícia para o maior número de pessoas possível. Temos que mostrar ao "magnífico" que o movimento estudantil de Bauru está mobilizado.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Reunião com o reitor

Acaba de ser confirmada pela congregação da Faculdade de Ciências uma reunião com o reitor da Unesp, Marcos Macari, na próxima quinta-feira, dia 12 de julho, no campus de Bauru.

A reunião será uma congregação (das três faculdades) e em breve saberemos se os alunos terão voz e voto ou apenas os representantes discentes poderão se expressar.

O diretor da Faculdade de Ciências, Henrique Luiz Monteiro, afirmou sua posição favorável à contrução da moradia estudantil.

Os estudantes articulam uma reunião do Conselho das Entidades Estudantis da Unesp Bauru (CEEUB) para o início da semana que vem com o intuito de tirar uma posição estudantil sobre as cobranças ao reitor.

Mais informações serão publicadas neste blog.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Unesp Notícias Especial Greve

Ouça o programa Unesp Notícias especial sobre a greve. O programa, que é produzido por alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Unesp, foi ao ar hoje pela web-rádio Unesp Virtual.

Clique aqui para ouvir.

Manifestação cancelada

A manifestação que ocorreria nesta terça-feira, dia 03 de julho, foi cancelada. A decisão partiu da reunião do Conselho das Entidades Estudantis da Unesp Bauru, o CEEUB.

Isso ocorreu porque havia poucos estudantes presentes na reunião e a manifestação seria parecida com o flash-mob estadual contra os decretos, que foi realizado no dia 21 de junho. Ou seja, precisaríamos de, no mínimo, 100 estudantes.

O CEEUB decidiu cancelar o protesto para organizá-lo melhor. Assim que a data for definida, o Greve Não É Férias irá informar.

As reuniões do CEEUB ocorrem toda segunda-feira, às 18h, no prédio dos diretórios acadêmicos. Participe!

Grupo de Discussão

Hoje, dia 03 de julho, às 17h30, em frente à biblioteca, ocorre um grupo de discussão. Gostou do movimento de greve? Não gostou? Então venha discutir com a gente!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Resultado da Congregação da FAAC

A 146ª reunião ordinária da douta Congregação da FAAC, realizada hoje (02/07), deliberou as seguintes propostas:

- A reposição das aulas será feita entre os dias 02/07 e 04/08, com flexibilidade para os alunos que participarem de eventos relacionados aos seus cursos. Por exemplo, haverá encontros de Design e Arquitetura durante o mês de julho. Os alunos que apresentarem documentação comprovando a participação em tais eventos, terão as faltas do período abonadas.

- O período de férias dos estudantes da FAAC será entre os dias 05/08 e 19/08. Seguindo o mesmo calendário aprovado pela Congregação da Faculdade de Ciências;

- A representação estudantil registrou em ata o repúdio dos alunos da FAAC em relação à ação policial no campus da Unesp de Araraquara;

- Ainda foi aprovada por unanimidade uma moção de repúdio à ação policial referida acima, que será encaminhada pelo diretor da FAAC, Prof. Dr. Antônio Carlos de Jesus, a todas as Congregações da Unesp. Segue abaixo o documento:

Moção de Repúdio à Ação Policial em Araraquara

A Congregação da FAAC, em reunião ordinária realizada no dia 02 de julho de 2007, manifesta por unanimidade o repúdio à ação policial ocorrida durante o mês de junho na UNESP, Campus Araraquara, uma vez que repete uma prática autoritária que parecia superada pelo avanço do processo democrático.
Ressalta ainda, que a comunidade acadêmica da UNESP tem condições e deve garantir a Universidade como espaço público aberto permanentemente ao diálogo que, enquanto processo, nunca se esgota.
Assim, confia que ações dessa natureza, que criminalizam movimentos sociais, não sejam toleradas e, sob hipótese alguma, justificadas.

Bauru, 02 de junho de 2007

Luiz Augusto Abílio Silveira Rocha
Representante Discente de Congregação da FAAC

domingo, 1 de julho de 2007

A greve acabou. E o blog?

Durante todo o período de greve, o blog Greve Não É Férias, criado pela comissão de comunicação do movimento, foi uma ferramenta muito importante para manter a comunidade acadêmica e a imprensa local informadas sobre os desdobramentos que ocorriam no Estado de São Paulo, e mais especificamente na Unesp de Bauru.

Com 32.190 visitas desde sua criação, o Greve Não É Férias finalmente supriu a falha de comunicação que o movimento estudantil da Unesp de Bauru sempre teve. O blog nunca escondeu seu posicionamento, mesmo assim adquiriu um alto nível de credibilidade, chegando a ser citado nos meios de comunicação da cidade de Bauru e nos e-mails enviados aos alunos pelos diretores das faculdades.

A greve acabou, mas o movimento estudantil não vai desperdiçar o aprendizado adquirido com o blog Greve Não É Férias. Continuaremos utilizando essa forma de comunicação que se mostrou muito eficiente. Não sabemos se outro blog será criado ou se vamos manter o Greve Não É Férias, só temos a certeza de que o canal de comunicação do movimento estudantil da Unesp de Bauru continuará aberto.