sexta-feira, 1 de junho de 2007

Duas perguntas sobre a Greve - Celso Zonta

O Blog Greve Não É Férias mostra a opinião de estudantes, professores e funcionários sobre a greve e os motivos que levaram as três categorias a tomarem essa atitude, no Duas perguntas sobre a Greve.O entrevistado desta postagem é o professor Celso Zonta, do departamento de Psicologia.

Greve Não É Férias - Qual é a importância do movimento estudantil da Unesp de Bauru para a mobilização dos professores?
Celso Zonta - Eu gostaria de ressaltar que o movimento estudantil da Unesp de Bauru deu exemplo à categoria docente no sentido de lutar pelas liberdades democráticas, pela liberdade na universidade e por sua autonomia. A idéia de que a Universidade pública precisa ter autonomia no sentido de que nenhum governo faça ingerência política sobre ela é fundamental, a Universidade é o local onde se pensam as políticas públicas, onde se pensa a sociedade e sua organização. Isso deve ser garantido a todo custo e os decretos do governador Serra ferem frontalmente a autonomia universitária.

GNEF - Na última assembléia de professores, convocada pela Adunesp central, foi decidido que o comando de greve das três categorias seria unificado. Qual é a importância desse ato?
CZ - A unificação do comando de greve faz com que a reivindicação tenha um caráter extremamente político. O docente e o funcionário estão entrando na greve não apenas pela questão salarial, trata-se da defesa da autonomia universitária.

Entre em contato com o professor Celso Zonta (celsozonta@uol.com.br), que participa do comando de greve unificado de estudantes, funcionários e professores da Unesp de Bauru.

Nenhum comentário: