quinta-feira, 7 de junho de 2007

Três esclarecimentos

1. É verdade que os decretos NÃO tiram a autonomia universitária, como diz a revista Veja e os grandes jornais?
Não. Eles queriam obrigar a Universidade a pedir autorização para o governador sempre que precisasse remanejar suas verbas, ou seja, cada vez que um hospital universitário precisar comprar mais remédios, ele terá que pedir autorização do governo. Isso vai tornar o processo muito lento e burocrático.

2. É verdade que as Universidades estão contratando muita gente?
Isso depende. O governo está contratando empresas privadas para prestar serviços dentro da Universidade. Esses funcionários ganham menos e, assim, o governo não abre mais concursos (o que já é uma facilidade para uma possível privatização, já que o número de funcionários contratados pela Universidade vai diminuindo).

3. É verdade que os estudantes só estão fazendo festa nos prédios ocupados e quebrando o patrimônio público?
Não. Eles têm uma programação de debates, palestras e estão estudando os decretos todos os dias. Os estudantes universitários são ainda um dos poucos grupos que oferecem resistência ao governo, que está acostumado a fazer tudo o que quer com o dinheiro público. Por isso o governo tenta desmoralizar os estudantes frente à sociedade, chamando-os de "vagabundos" para tentar enganar o povo.

Nenhum comentário: