quarta-feira, 6 de junho de 2007

Avanço nas questões locais

Representantes do movimento estudantil da Unesp de Bauru conversaram com o reitor da Unesp, Marcos Macari, ontem, em São Paulo. Os representantes entregaram a carta de reivindicações do nosso campus para o reitor, que além de assiná-la, prontificou-se a discutir o início das obras da moradia estudantil, em agosto. Segue o conteúdo da carta levada ao reitor:

Os alunos da Unesp de Bauru entraram em greve na segunda-feira, 28. A decisão foi tomada em assembléia na qual estavam presentes cerca de 500 alunos das três faculdades do campus (Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação, Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia). O principal ponto de pauta dos estudantes é a revogação dos decretos do governador José Serra (PSDB), que ferem a autonomia das universidades públicas estaduais. É importante lembrar que, apesar da revogação dos decretos estarem entre as principais reivindicações dos estudantes, este é apenas um dos pontos desta mobilização em favor de direitos básicos dos estudantes, como Moradia Estudantil, Restaurante Universitário (RU) e contratação de professores. Sem Moradia e RU, dificilmente os estudantes que vêm das classes menos abastadas podem continuar na universidade, o que faz dela uma instituição freqüentada, majoritariamente, pela classe média e a elite do nosso país.

Segue a carta de reivindicação dos alunos da Unesp - Bauru:

- Revogação dos decretos do governador José Serra

- Contratação de professores

- Início das obras da Moradia Estudantil

- Construção do Restaurante Universitário

- Liberação de eventos culturais no campus

- Melhoria na Infra-estrutura da universidade

Assim que nossos representantes voltarem de São Paulo, o blog publicará a carta escaneada com a assinatura do reitor e explicará melhor o que ela significa em termos concretos.

8 comentários:

Carol disse...

Acredito que a assinatura da carta pelo Macari foi mais um avanço do movimento, no entanto, para além da discussão em agosto da construção da moradia estudantil, gostaria de saber qual foi a postura do reitor em relação aos outros pontos de reivindicação presentes na carta apresentada à ele. Além disso, não estou por dentro se os pontos presentes nessa carta serão os mesmos a serem enviados para o governador, penso que em nossa carta de reivindicação para o Serra, deveríamos colocar também a necessidade do aumento de repasse de verba para as universidades.

airjohnny disse...

Quem foi que definiu esses 6 pontos de reivindicacao?

A.Cerri disse...

Todos os pontos foram discutidos e votados em assembléias estudantis.

J.Silva disse...

na assembleia onde foram levantados os pontos de reivindicacoes, eu me lembro de no minimo terem sido falado uns 15 pontos (entre outros, a permissao da bateria da atletica tocar no campus, a volta de atividades culturais no campus etc)

e me lembro tambem que essas reivindicacoes nao foram colocadas em votacao, o que se presume que todas seriam aceitas.

a nao ser que houve outra assembleia que definiu esses 6 pontos (o que acho dificil).

Diego disse...

houve outra assembléia sim, no último dia 30. nessa assembléia foram definidos, por votação, esses 6 pontos, que englobam todos os mais de 15 pontos, p. exemplo, liberação de eventos culturais no campus engloba o que está entre parênteses no coment. de j.silva. achamos melhor condensar as nossas reivindicações, pois, no nosso entendimento, algumas poderiam ser mal interpretadas.

xenya_aguiar disse...

São seis pontos, mas alguns são amplos..por exemplo..infra-estrutura engloba as reivindicações como piscina, laboratório de Bio, a própria moradia, ilhas de edição para o pessoal de jornal, rp e rádio (o material chegou a quase um ano e não temos sala pra instalá-lo!!)...
Creio que a Carol tem razão..a carta do reitor possui alguns pontos diferentes da que será levada ao governador, mas isso já votamos também que era a questão do aumento do repasse de verbas e da paridade...
Vamos perder a mania de achar que sempre estão fazendo coisas de má fé...nas assembléias votamos tudo, sempre, por amis cansativo e demorado que seja!

geisiane48 disse...

Olá! Gostaria de saber porque na carta de reivindicação dos alunos da Unesp - Baurunão tem nada falando sobre o laboratório de Biologia.
Qualquer coisa manda um email com a explicação: geisiane48@hotmail.com

geisiane48 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.