domingo, 10 de junho de 2007

As Universidades e o Serra

Para quem ainda não leu o texto do jornalista Zarcillo Barbosa entitulado "As Universidades e o Serra", publicado no último dia 3 de junho, no Jornal da Cidade. Clique aqui e confira.

45 comentários:

J.Silva disse...

Não sei porque, mas sinto que Zarcillo Barbosa será nome de um Centro Academico em futuro bem próximo...

stripolias disse...

Nossa, que texto hein... espero que os leitores do JC leiam a seção de cartas.

Tatiana Aoki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiana Aoki disse...

coloca esse post na integra, porque ele desaparece rapido do site. Ele diz tudo o que penso.

voto a favor do nome do zarcillo no c.a.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

porcos....a greve vai acabar amanha e voces vao se fuder.....a greve dos professores acabou hoje na usp.......porcos.......nao adiantou nada!!!ahahahahahaha

veio disse...

Bando de faac filhos da puta... aprendam a divulgar as noticias!!!
Primeiro de tudo que nao foram todos os alunos da unesp de bauru que aderiram a greve... Foram apenas os boiolas da faac que o fizeram...

FAAC_LIXO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não sabe, não fala!

Renata Mendonça disse...

bom, primeiramente, pra falar q se a faac nao tem avaliação decente é pq não tem professor pra aplicar essa avaliação. Se vcs, engenheiros, recebem investimento privado e se não falta nada pra vcs, saibam que tem gente q vai se formar em biologia pela unesp de bauru e não tem laboratório pra ter aula. Saibam que tem gente do curso de pedagogia q nao tem aula pq nao tem professor pra dar aula. E eu tenho certeza de q se quebrassem qualquer coisa no laboratório de engenharia, vocês seriam os primeiros a puxar uma greve, pq vcs só se preocupam com o curso de vcs. E, é por causa de pessoas como vcs, que a faculdade pública está cada dia pior. Aliás..postem com nome da próxima vez..

Anônimo disse...

Engenheiro egoísta!
não dá pra pensar um pouco nos outros de vez em quando?

Unknown disse...

Olá Renata,
Me desculpe, mas por gentileza não generalize, pois nem todos os "engenheiros" são alienados e individualistas...Eu sou da FE e concordo que os cursos de engenharia são privilegiados em relação aos demais, não apenas na unesp de bauru, mas em tantas outras universidades públicas. No entanto, reconheço a luta dos estudantes, que é liderada em grande parte pelos alunos de humanas e pode ter certeza que sou um "engenheiro" que procura se interar e divulgar as boas idéias oriundas do movimento estudantil. Acho que não é momento de alimentar rivalidades que não têm nada a acrescentar ao movimento mas, de promover a conscientização em escala cada de vez maior!

Rafael Marchioli Bernardes disse...

Em assembléia de docentes, realizada hoje a tarde, decidiu-se pela volta as aulas na próxima quarta-feira, dia 13 de junho.

GABRIEL RUIZ disse...

Porra, é brochante ler um comentário dessa categoria de uma pessoa interna à nossa própria universidade. Aí, fico pensando (porque sim, nós fazemos isso) que tipo de pessoas certas faculdades estão formando?
Gostaria que alguém das faculdades de engenharia ou FC (não sabemos de onde vem essa "catimba", mas podemos super com certa convicção) se pronunciasse DE VERDADE, como já disse anteriormente. Porque falar sem mostrar a cara é MUITO fácil. Se existem pessoas descontentes com o movimento de greve, elas possam ir às assembléias discutir como adultos a situação e colocar suas opiniões, ao invés de ficar "causando" e difamando quem está interessado.

GABRIEL RUIZ disse...

Alexandre,

é realmente muito bom observar que podemos conversar/dialogar por aqui com alguém da FE que possui bom senso. Espero que pessoas sensatas como vc compareça outras vezes (inclusive nas assembléias)...

Unknown disse...

Acabou a greve?

Renata Mendonça disse...

Bom, Mateus, me desculpe.
A intenção não foi generalizar. É que o comentário do outro amigo q não se identificou foi específico à FAAC, então quis responder especificamente a ele. No entanto, eu sei que tem engenheiro mais consciente do que muitas pessoas da FAAC. Não, o momento não é para intrigas internas. Mas, sim, um momento para unirmos nossas forças a favor da universidade pública de qualidade para todos.

Unknown disse...

xuuuppppaaaaaaaaa.........nao estao satisfeitos mudem pra unip e la voces pedem bolsas pra ass. de pais e alunos...dae voces estudam de graca!!!!! que tal???????

Anônimo disse...

Renata,
vc tem q pedir desculpa pro alexandre... não pra mim.

Renata Mendonça disse...

ops..foi mal..
meu comentario anterior foi pro alexandre.
mas, ao amigo q acha q estuda de graça..acho q vc deveria consultar o seu pai pra saber a porcentagem de dinheiro q sai do bolso DELE para pagar impostos. Creio que você, como mestre em cálculo que deve ser, conseguirá entender que a sua faculdade é paga, E BEM PAGA!
E a sua sorte é q ainda não te faltam nem aparelhos, nem professores..porque o dia que faltar, pode ter certeza que os seus amigos da FAAC vão te ajudar nas reinvindicações.

Unknown disse...

voces nao sao ajudados pela iniciativa privada justamente porque lutam contra o sistema......estranho voces reclamarem que nao recebem $.....voces precisam perder essa rebeldia, a adolescencia ja foi....passo......aceitem!!!

Renata Mendonça disse...

primeiro:
quem está sendo adolescente? acho q atitude adolescente é a de quem vem num site xingar uma faculdade e sequer tem coragem de assinar.
Agora, a gente não está reclamando por não receber dinheiro de iniciativas privadas. Reclamamos pela falta de salas de aula, pela falta de laboratórios, pela falta de professores. E isso, numa faculdade pública, não deve ser dado pela iniciativa privada. Acho q vc deve se interar um pouco mais de tudo oq acontece. Creio q nessa tarde, só olhando os comentários de todo mundo aqui, vc já aprendeu mto mais pra usar na sua vida do que uma hora em uma aula de cálculo pode te ensinar.

Anônimo disse...

Renata owns
ela tá muito certa
o cara tem q para de criancice e tenta aprende um pouco com o q tá acontecendo

Unknown disse...

faac unida jamais sera vencida...ahahahaha.......faz o seguinte vao ler gibi....o curso de voces permite greves.......depois sobra so a FE estudando igual a greve de 2004....voces mandaram trabalhos por emails sentados na praia..enqunto agente fico estudando.....baderneiros.....petistas....revolucionarios de merda

Renata Mendonça disse...

amigo..você já reparou que até agora você só reclamou, reclamou e não soube discutir? a gente está colocando nossos argumentos aqui e até agora vc não contra argumentou nada. Se vc está preocupado com as suas férias, tem gente preocupado com a qualidade da sua faculdade. Pq se ela está tão boa assim, é pq um dia teve gente lutando por ela. No entanto, nem todas as faculdades são como a sua..PERFEITAS. E ninguém aqui gosta de greve e muito menos de ter aula nas férias. Só q A CAUSA É MUITO MAIOR!! De que adianta ter aula com professor conferencista? sem ter laboratório pra aplicar oq vc aprende na teoria?! Acho q vc tem o direito de ter sua opinião..mas não tem o direito de vir xingar pessoas que estão pensando tbm em vc pra fazer essa greve. As reinvindicações são de todos. Sorte sua que vc pode pagar sua moradia em bauru, pode pagar 4,40 pra almoçar todos os dias, etc..pq se um dia vc não puder, vc vai ter q largar a sua faculdade por causa disso..e aí vc vai querer pensar em greve.

Unknown disse...

tenho 3 professores livre-docentes!!!!!!!!!!!!o menos graduado é mestrando e fazendo doutarado....foi mal!!!!!!fica sussegada...suas ferias nao serao alteradas ...faac nao cumpre mesmo o calendario pos-greve..fica sussa..voce ja passo de todas as materias nesse semestre!!!!!cuidado pra nao ser presa igual os vagabundos da usp vao ser.....o pstu ta fazendo sua cabeca tb né???? coitada......isso é falta de pai pra dar-lhe uns conselhos!!!!!!na assembleia amanha te vejo la com um bone do pt e uma camiseta do pstu....!!beijos!!!!

Anônimo disse...

rapaz... saiba q cursos da faac são mais exigentes do q vc pensa.
tem pesquisas pra fazer textos pra ler...
eu por exemplo faço D.I. e preciso de um portifólio pra arranjar emprego. vc só axa q faac fica vagabundeando mas eu, por exemplo, tenho desenhos pra fazer e textos pra ler do mesmo jeito q vc tem calculo pra faze, e portanto não tenho tempo pra ficar lendo gibis.
tenta se informar sobre os cursos q vc está criticando antes de sai falando qualquer coisa achando q são inferiores

J.Silva disse...

"Euodeioafaac", é uma merda quando seu curso sofre com falta de laboratórios e de professores. Sem zoeira, é uma merda e frustrante. Voce volta pra casa puto.

Agora te pergunto: o que voce faria se seu curso se encontrasse nessa situação?

Responda sério.

Renata Mendonça disse...

viu..pra começar..EU ODEIO PARTIDOS POLÍTICOS..então não tente me filiar a nenhum deles!
e pra sua informação..tenho professores bons tbm..mas se outros não são tão bons, estou lutando pra mudar essa realidade. E se vc acha q só pq tem 55 mil créditos semanais sua vida é mais ocupada do q a minha, sua cabeça é mto pequena mesmo! Primeiro procure saber a rotina de um jornalista..pq tanto na faculdade, qto fora dela, é bem cansativa. Aliás, se vc se mata de estudar, eu vou ter q me matar de trabalhar pra ganhar metade do q vc vai ganhar.
Mas, amigo..a causa não é essa..tenta abrir a sua cabeça e perceber Q TEM GENTE Q NÃO TEM LABORATÓRIO PRA TER AULA e q o próximo a não ter laboratório será vc, se nada for feito..perceba q daqui a pouco vai faltar salas pra vc ter aulas, se a expansão de vagas continuar como está sendo feita. Perceba q de nada adianta ter um diploma escrito: UNESP, se vc não teve local para praticar oq foi aprendido com os seus professores doutores. Pare de ser cego e ficar me xingando e dizendo q eu não tenho oq fazer, e procure saber sobre os problemas q vc não vê na sua faculdade.

Unknown disse...

Olá
Vejo que há uma acirrada discussão aí, em que o nosso amigo da FE, infelizmente meu colega de faculdade, está um tanto equivocado. Mas a minha pergunta é outra: Dizem que em assembléia realizada hoje os professores (ADUNESP???) deliberaram por voltar às aulas na quarta-feira, sei também que estava marcada para hoje às 18:00h uma assembléia dos estudantes...gostaria de saber qual foi a posição dos estudantes diante desta nova situação, e mais, quais são as perspetivas para a assembléia unificada que será realizada amanhã?! Ah, mais uma questão: sendo a greve realmente finalizada esta semana, qual seria o saldo de todo o movimento para a comunidade estudantil?! grato! (e meus lamentos para o nosso amigo que só intrigas a iniciar!)

gazaga disse...

concordo com meu amigo euodeioafaac.em todos os pontos dele!!greve pra mim so se for pra contruir outro campus pra faac la no norte da amazonia! parabens amigo eu e 95% da eng estamos contigo...e ate a a AULA na quarta...agora é ralar meu caro, correr atras do tempo perdido pra tras pq o bicho vai pegar!!!

J.Silva disse...

ATUALIZA ISSO LOGO COM OS RESULTADOS DAS ASSEMBLEIAS DE HOJE!!!

Unknown disse...

Que galera culta! Que nível de discussão alto!
Vocês já leram os decretos do governador?
Leiam e, então, venham argumentar contra um movimento que tem se pautado em discussões sérias.
Felizmente a universidade também se constrói com pessoas assim.
Sintam-se à vontade pra me mandar um email no caso de vcs se interessarem em ler os decretos na íntegra ou textos que os interpretam. Gde abraço!
turollo@uol.com.br

Rodolfo disse...

Renata... nada pessoal!
vou apenas fazer um comentario...

vc diz que é a favor da greve para uma faculdade melhor, certo?! é o q se percebe pela sua posição
concordo com vc... mas vejamos pelo lado mais real da coisa: vcs reclamam que nao possuem laboratorios decentes para aula, certo?! uma de vossas reivindicações é a de que vcs tenham melhores laboratorios, professores, salas de aula e etc, correto?!
pois entao, sabia que para o caso, assim como esse, do descontentamento dos alunos perante as condições de ensino, perante tais situações, que existe algo com o nome de T R A N S F E R Ê N C I A !?!?!?!?!?!?!?
MUDE DE CARREIRA (CASO VC NAO SE CONTENTE COM SEU FUTURO SALARIO), MUDE DE FACULDADE (CASO NAO ESTEJA CONTENTE COM A ATUAL), MUDE O QUE MAIS VC QUISER, SÓ NAO VENHA ATRAPALHAR O VIDA (DIGAMOS AS FERIAS) DOS OUTROS ALUNOS DO CAMPUS APENAS COM SUA REPUGNANTE MENTALIDADE, CERTO?!
pois entao, nós alunos da engenharia podemos fazer uma greve pra melhorar NOSSO ensino: A EXTINÇÃO DA FAAC DENTRO DO CAMPUS DE BAURU, OU A CRIAÇÃO DE UM OUTRO CAMPUS SÓ PRA A FAAC, LA PRO LADO DA CIDADE, OU ATE DO PLANETA!!

Anônimo disse...

Pois é Turollo, concordo plenamente. Quando cheguei aqui, em 2004, pensei que encontraria pessoas com a mente aberta e visando o bem comum, mas o que a gente pode esperar de uma seleção injusta como o vestibular? Infelizmente não há nas provas um detector de egoísmo e falta de senso de coletividade, o que faz pessoas como nós serem obrigadas a conviver com pessoas que não tem o menor respeito pela opinião alheia e sequer tem inteligência para argumentar. Aliás, só pra esclarecer eu também tive só uma semana de férias em fevereiro de 2005, minhas aulas referentes a 2004 terminaram uma semana antes do ano letivo de 2005 e no último dia tinha gente apresentando trabalho. FAAC não é coxa, a gente não usa o cérebro só pra fazer cálculo e pra resolver problemas a gente não usa uma HP!
Aos que participaram dessa discussão com bons argumentos parabéns, aos outros só lamentos...
Renata

gazaga disse...

rodolfo concordo com tudo que voce disse!!! renata vai uma dica ae: leia bastante gibi!!! faz bem pra passar o tempo...em 2004 enquanto voce estava na praia em janeiro tomando sol...alunos da engenharia, e so eles, estavam tendo aula!!!!!! e voce vem falar que a faac na é coxa!!!! faac é um lixo!!!!!

Thiago disse...

(Vou me rebaixar ao nível dos nossos queridos colegas que insistem em criticar a FAAC, pq acho q só assim eles vão entender...)

Ô amigão, curti a tua idéia... vamos por na pauta de amanha a transferência de todos os cursos de engenharia pro campus de Ilha Solteira... lá cabe todo o seu egoísmo, toda a sua arrogância... lá, vcs teriam uma ilha só pra vcs brincarem de construir o mundo (olha que beleza!), lá nao tem "curso de vagabundo" pra encher o saco com essa palhaçada de greve... lá vcs teriam aulas regulares, não teriam que repor aulas nas férias pq "os pobrinhos da faac tão reinvicando melhores condições de aulas" (como se faac tivesse aula, né amigão...)

Assim, todos os problemas seriam resolvidos... Olha que maravilha!!!


É, pena que contos de fadas não existem...

PS: FAAC não presta pra nada? são cursos coxas? Sabe a televisão que vc tá vendo agora? que vc passa horas e horas com essa tua bunda sentado assisitindo??? pois é, são as pessoas da FAAC q fazem... sabe esse site q vc tá usando pra manifestar tua "opinião"?? São os profissionais dos cursos de comunicação (como os que tem na FAAC) que desenvolvem...
Isso sem contar a cadeira q vc senta (DI), a casa q vc mora (Arquitetura) ou até mesmo a roupinha de marca que vc tá usando, comprada com o dinheiro do papai (Pessoal de Artes)...

PS2: pq vc não assina? mostra tua cara, amigão...

Thiago disse...

Ô amigão... Ô Gazaga (nem coragem pra por o nome o cara tem)...

Sabe onde eu tava no dia 05 de fevereiro de 2005??? Tendo a última aula do ano letivo de 2004. Aliás, nesse dia, não me lembro de ter visto pessoas passando pela engenharia...

E, pra vc q ainda é desinformado, tadinho...
o calendário da FAAC tem começado 1 semana antes da FEB e da FC há alguns anos... e terminado ou no mesmo dia ou uma semana depois...


Meu curso nao tem fórmula pronta ou uma HP pra resolver todos os meus problemas...



(desculpem ae galera, mas pra tentar manter diálogo com esse tipo de gente, às vezes temos q descer ao mesmo nivel, pra ver se os caras conseguem compreender...)

gazaga disse...

leve pra assembleia amanha entao....100% de aprovacao.....faça greve voces e deixa quem quer ter aula ter aula carai!!nao to impendindo de voces fazerem greve....façam mesmo fiquem ate 2069 em greve quero que voces se fodam...mas deixa o curso que quer ter aula....ISSO É A DEMOCRACIA!!! quarta feira quero aula e sem piquetes e gritem baixo por favor.....aula quarta de manha a materia é foda pa carai!!flw!!! beijos
ahahahaha

gazaga disse...

o thiago!! se tava pintano o que??????ahahahahahaha EMAIL DE SEUS PROFESSORES:
TRABALHO PRA TINTA GUACHE 5 DE FEVEREIRO DE 2005 NAO E NECESSARIO COMPARECER AS AULAS EM JANEIRO, VOLTEM PRA CASA E DIA 5 VENHAM ATE BAURU E ENTREGAM O TRABALHO SOBRE: MINHAS FERIAS. OBSERVACAO: A NOTA SERA UNIFICADA PARA TODAS AS MATERIAS NOTA MININA 8.0 NOTA!! OBRIGADOS MEUS ALUNOS E BOM 2005 FELIZ NATAL E ATE DIA 5!!!!

pelo que eu me lembro minhas aulas acabaram dia 2 de fevereiro...dia 5 ia ser dificil voce encontrar alguem la ate porque era sabado....dae nao temos aulas no sabado!!!vamos parar de mentir vai gente, parece que vcs estao aprendendo com o lula!!!! beijos

Thiago disse...

Amigão, pergunta pro pessoal de Jornalismo o que eles fazem sábado de manhã (e eu nem sou de jornalismo). Pergunta pro Prof. Dr. Murilo Cesar Soares o que ele tava fazendo nesse dia... é, sábado de carnaval e ele assistindo a apresentação de trabalhos do pessoal...

E, te garanto que eu também não fico feliz em perder férias, mas não to preocupado se vou ou não vou ter férias, me preocupo sim se vou ou nao ter universidade, se vou ou nao ter qualidade de ensino, estrutura, laboratório, e tudo o que se faz necessário para se ter uma graduação decente.


Agora, se você me perdoar, vou voltar ao meu projeto de TCC (trabalho de conclusão de curso, caso você nao saiba)... Sim, nós estudamos, pasmem engenheiros... Tenho um projeto de cerca de 30 páginas só pra explicar o que será a minha pesquisa (é, só pra explicar o que será o trabalho) e, não tenho um aparato eletrônico que responda os meus problemas ao simples toque de um botão... infelizmente, a HP só me ajuda fabricando impressoras...

E, o que vc tá fazendo à essa hora na internet enchendo o saco alheio? Vc não tem prova na quarta feira? vá estudar, então...

Carolina Azevedo disse...

Pessoal, acredito que as mensagens do gazaga e afins são algum tipo de chacota de um "espírito brincalhão" (daqueles que adoram comentários "irreverentes" quando todos estão falando sério). Penso que devemos tomar cuidado com as respostas que damos porque com certeza esses comentários caricatos não representam todos os estudantes dos cursos de engenharia, pois assim parece que há uma briga entre estudadntes e não contra os decretos e em busca de uma melhor universidade. E retomo,acredito que isso não passa de brincadeira de mal gosto. De qualquer forma, dá audiência...mas o acesso ao blog deveria ser por outros motivos...

GABRIEL RUIZ disse...

Que ótimo. Então gazaga e demais colegas dele compareçam na quarta, para assistirem aula. Será um prazer recebê-los na Unesp.

Outra, hoje na assembléia, parece-me, não tinha ngm com idéia ou mente como as "euodeio a faac". Por que será?

GABRIEL RUIZ disse...

Em tempo. O J. Silva é o cara mais pelego da faac.