quarta-feira, 6 de junho de 2007

Avanço nas questões locais

Representantes do movimento estudantil da Unesp de Bauru conversaram com o reitor da Unesp, Marcos Macari, ontem, em São Paulo. Os representantes entregaram a carta de reivindicações do nosso campus para o reitor, que além de assiná-la, prontificou-se a discutir o início das obras da moradia estudantil, em agosto. Segue o conteúdo da carta levada ao reitor:

Os alunos da Unesp de Bauru entraram em greve na segunda-feira, 28. A decisão foi tomada em assembléia na qual estavam presentes cerca de 500 alunos das três faculdades do campus (Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação, Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia). O principal ponto de pauta dos estudantes é a revogação dos decretos do governador José Serra (PSDB), que ferem a autonomia das universidades públicas estaduais. É importante lembrar que, apesar da revogação dos decretos estarem entre as principais reivindicações dos estudantes, este é apenas um dos pontos desta mobilização em favor de direitos básicos dos estudantes, como Moradia Estudantil, Restaurante Universitário (RU) e contratação de professores. Sem Moradia e RU, dificilmente os estudantes que vêm das classes menos abastadas podem continuar na universidade, o que faz dela uma instituição freqüentada, majoritariamente, pela classe média e a elite do nosso país.

Segue a carta de reivindicação dos alunos da Unesp - Bauru:

- Revogação dos decretos do governador José Serra

- Contratação de professores

- Início das obras da Moradia Estudantil

- Construção do Restaurante Universitário

- Liberação de eventos culturais no campus

- Melhoria na Infra-estrutura da universidade

Assim que nossos representantes voltarem de São Paulo, o blog publicará a carta escaneada com a assinatura do reitor e explicará melhor o que ela significa em termos concretos.

8 comentários:

Carolina Azevedo disse...

Acredito que a assinatura da carta pelo Macari foi mais um avanço do movimento, no entanto, para além da discussão em agosto da construção da moradia estudantil, gostaria de saber qual foi a postura do reitor em relação aos outros pontos de reivindicação presentes na carta apresentada à ele. Além disso, não estou por dentro se os pontos presentes nessa carta serão os mesmos a serem enviados para o governador, penso que em nossa carta de reivindicação para o Serra, deveríamos colocar também a necessidade do aumento de repasse de verba para as universidades.

Unknown disse...

Quem foi que definiu esses 6 pontos de reivindicacao?

Alberto disse...

Todos os pontos foram discutidos e votados em assembléias estudantis.

J.Silva disse...

na assembleia onde foram levantados os pontos de reivindicacoes, eu me lembro de no minimo terem sido falado uns 15 pontos (entre outros, a permissao da bateria da atletica tocar no campus, a volta de atividades culturais no campus etc)

e me lembro tambem que essas reivindicacoes nao foram colocadas em votacao, o que se presume que todas seriam aceitas.

a nao ser que houve outra assembleia que definiu esses 6 pontos (o que acho dificil).

Diego Dacax disse...

houve outra assembléia sim, no último dia 30. nessa assembléia foram definidos, por votação, esses 6 pontos, que englobam todos os mais de 15 pontos, p. exemplo, liberação de eventos culturais no campus engloba o que está entre parênteses no coment. de j.silva. achamos melhor condensar as nossas reivindicações, pois, no nosso entendimento, algumas poderiam ser mal interpretadas.

Xenya Bucchioni disse...

São seis pontos, mas alguns são amplos..por exemplo..infra-estrutura engloba as reivindicações como piscina, laboratório de Bio, a própria moradia, ilhas de edição para o pessoal de jornal, rp e rádio (o material chegou a quase um ano e não temos sala pra instalá-lo!!)...
Creio que a Carol tem razão..a carta do reitor possui alguns pontos diferentes da que será levada ao governador, mas isso já votamos também que era a questão do aumento do repasse de verbas e da paridade...
Vamos perder a mania de achar que sempre estão fazendo coisas de má fé...nas assembléias votamos tudo, sempre, por amis cansativo e demorado que seja!

Unknown disse...

Olá! Gostaria de saber porque na carta de reivindicação dos alunos da Unesp - Baurunão tem nada falando sobre o laboratório de Biologia.
Qualquer coisa manda um email com a explicação: geisiane48@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.